Assentamento Coqueirinho 

 

 Fortim – CE

 

 

Histórico 

Assentamento Coqueirinho – Fortim – CE

No assentamento Coqueirinho, localizado no município de Fortim, Ceará, o contato com o audiovisual possibilitou aos jovens comunicadores desenvolverem novas perspectivas em relação às suas próprias realidades, ressaltando a identidade, história e memória do assentamento. A gênese das atividades, a maior proximidade com o audiovisual ocorreu em 2005, quando o assentamento sediou a II Mostra Sertão, Imagem e Movimento dentro da programação do 15° Festival Nacional de Cinema e Vídeo – Cine Ceará, incluindo também na Mostra a realização de uma oficina de introdução ao audiovisual (história e contexto do audiovisual no Brasil, manuseamento de câmera e noções básica sobre o cinema) com 15 jovens da comunidade. A oficina teve como resultado um vídeo produzido pelos jovens sobre a vida cotidiana no assentamento, realizado com equipamentos doados pela Casa Amarela Euzélio Oliveira – UFC. A partir desse importante contato inicial, os jovens se organizaram para formar um núcleo de audiovisual no assentamento, bem como participar de eventos culturais utilizando o equipamento adquirido ou em oficinas de aperfeiçoamento. O núcleo foi denominado de NUAAC – Núcleo Audiovisual do Assentamento Coqueirinho.

Grupos Artísticos de Cultura

Nucleo de Audiovisual do Assentamento Coqueirinho – NUAC – Assentamento Coqueirinho – Fortim – CE

 

Em julho de 1994, ocorreu a desapropriação da Fazenda Coqueirinho, que vistoriada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracati, tornou-se oficialmente área de Reforma Agrária do Incra. Foram anos de luta e resistência para o assentamento, hoje o mesmo conta com um projeto pioneiro no Brasil de turismo rural solidário em áreas de reforma agrária.

Em agosto de 2005 foi realizado um curso de Capacitação em Audiovisual para Jovens no assentamento. A capacitação em Audiovisual surgiu a partir da parceria entre o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária e a Casa Amarela Euzélio Oliveira. Consistiu na prática de câmera e teoria sobre a história do audiovisual, sendo um complemento ao turismo rural sustentável desenvolvido no assentamento e também ao fortalecimento da educação através da arte-comunicação audiovisual. Os jovens, além de capacitados, receberam equipamentos audiovisuais, tais como câmera digital (filmadora), tripé, aparelho televisivo e vídeo cassete, suficientes para formar um pequeno núcleo de audiovisual e incluí-los na rede de arte-comunicadores do Ceará.

Em junho de 2005, o assentamento Coqueirinho também sediou a II Mostra Sertão Imagem e Movimento, como parte integrante do 15º Festival Nacional de Cinema e Vídeo – Cine Ceará.

Grupo Loucomotivas de Teatro – Assentamento Coqueirinho – Fortim – CE

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre