Assentamento Cachoeira do Fogo 

 

INDEPENDÊNCIA – CE

 

 

Histórico

 

GRUPO DE RABECAS DO ASSENTAMENTO CACHOEIRA DO FOGO – INDEPENDÊNCIA – CE

 

A Associação do Assentamento da Reforma Agrária, através do Reisado Mestre Zé Augusto, foi contemplada em 2005 com o Projeto Cachoeira das artes e é um dos grupos que integra o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária e contando com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural. Ao longo de suas atividades o assentamento passou a assumir uma função de dinamização da cultura no território. Não somente a dança típica, o farrancho e as brincadeiras de reisados são valorizados como arte e cultura popular e produzidos na região dos Inhamus, podemos destacar o sapateado e as emboladas, este possibilitam a criança do assentamento a aprender de maneira única e com a dança e música que tem origem em seu meio social criando assim uma identidade cultural.
O Grupo de Rabecas
O grupo de Rabecas do Assentamento Cachoeira do Fogo, em Independência – CE, é formado por 15 jovens que passaram por um processo formativo assessorado pelo Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE O grupo foi constituído através do apoio do Programa BNB de Cultura 2010 – Parceria BNDES e tem como realizadores o Ponto de Cultura Cachoeira do Fogo – Sertão e Tradição. 

 

 

PONTO DE CULTURA CACHOEIRA DO FOGO – SERTÃO E TRADIÇÃO

 

O assentamento Cachoeira do Fogo, localizado no município de Independência-CE, Território da Cidadania Inhamuns Crateús, com uma população estimada de 400 pessoas, é uma referência da cultura popular tradicional que floresce nos assentamentos da reforma agrária. O reisado do mestre Zé Augusto tem conseguido revitalizar a manifestação do reisado na sua própria localidade e nos municípios vizinhos. No entanto, se faz necessário possibilitar ao grupo e à comunidade condições para a preservação do seu patrimônio imaterial, rico e diversificado. Nesse sentido, o Projeto “Cachoeira do Fogo: Sertão e Tradição” desenvolve ações de fortalecimento da manifestação do Reisado no assentamento e no Território da Cidadania Inhamuns Crateús. Nessa perspectiva, o ponto desenvolve ações de apoio à cultura popular tradicional, como a realização do “Festival de Reisado do Assentamento Cachoeira do Fogo”, buscando interfaces com a educação, com o processo de formação político-cultural e uma maior aproximação com as escolas do município. No que tange à juventude, o trabalho envolve também ações de comunicação popular e cidadania, e de formação artístico-cultural. As ações do Ponto são ampliadas para mais duas comunidades rurais: os assentamentos São Joaquim e Floresta, também localizados no município de Independência. Nestas comunidades são realizadas atividades de formação em dança e em música, e o fortalecimento do artesanato local, com a utilização de matéria prima da região. Visamos, com o desenvolvimento do ponto, a dinamização do assentamento como um espaço de fruição, produção e difusão cultural do município de Independência, e do Território da Cidadania no qual está inserido, e almejamos também potencializar as atividades da economia da cultura, gerando novas possibilidades de ampliação de renda na comunidade, especialmente para os jovens.

Contatos:

(88) 9241.2020 – Zeneide

[email protected]

 

 

 

Grupos Artísticos de Cultura

Reisado do Mestre Zé Augusto – Assentamento Cachoeira do Fogo – Independência – CE

 

 

O reisado é uma tradição de pai para filho. O Grupo de Cachoeira do Fogo existe a 60 anos reunindo duas gerações das famílias Rosas e Barroso. Este Grupo se diferencia pela utilização da “rabeca” e pela fabricação de suas “máscaras” feitas em plástico e papel crepom, como também pelo seu sapateado, considerado, segundo Valéria Pinheiro da Companhia Vatá de Dança, um dos mais belos do mundo.

O Grupo vem buscando manter a tradição do Reisado e a partir de 2004 integrou as ações do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA/CE. Em 2005 o Reisado foi contemplado com o edital do Programa BNB de Cultura com o projeto Cachoeira das Artes.

Em 2008 torna-se Ponto de Cultura Cachoeira do Fogo – Sertão e Tradição, oportunizando aos jovens do Assentamento Cachoeira do Fogo o envolvimento com a cultura popular tradicional brincada na comunidade.

Repertório: Cantigas do rural caracterizada como música própria de reisado.

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre