Assentamento Santana 

Monsenhor Tabosa – CE

 

Histórico

O Ponto de Cultura Coletivo Jovem de Formação, Cultura e Arte – Santana Terra de Cultura é um grupo constituído por jovens, mulheres, adultos e idosos camponeses do Assentamento Santana, situado no município de Monsenhor Tabosa, sertões de Crateús. O Ponto de Cultura desde 2010 vem buscando constituir no contexto do Assentamento Santana um espaço de produção e difusão estético-cultural, a partir de linguagens que na perspectiva de fortalecer o território camponês como um real espaço de vida e potencialização da dignidade humana, redirecionando para o fortalecimento de processos emancipatórios e afirmação político-cultural. O Ponto de Cultura é uma organização também vinculada a Escola do Campo Florestan Fernandes, que vem assumindo a formação básica escolar de diversos jovens, crianças, adultos e idosos no percurso do ensino fundamental e médio. Assim, o Ponto de Cultura se lança com ações artístico-culturais, formativas, educativas e agroecológicas contribuindo para fomentar inúmeras ações na vida prática do Assentamento Santana e comunidades rurais circunvizinhas.

Vale ressaltar que o Ponto de Cultura de Santana, integra a REDE PACRA Rede de Arte e Cultura na Reforma Agrária, composta por grupos artístico-culturais das seguintes regiões, a saber: sertões dos Inhamuns, sertões de Crateús, sertões de Canindé, Vale do Curu, e Litoral Norte, tecendo uma grande rede de produção, fruição e formação cultural nos territórios camponeses e de lutas e resistências.

PONTO DE CULTURA SANTANA

TERRA DE CULTURA

O assentamento Santana comemorou vinte anos da conquista da terra e é um símbolo da reforma agrária no Ceará e no Brasil. Santana está localizada no município de Monsenhor Tabosa, Território da Cidadania Inhamuns/ Crateús. Sua população é descendente dos Índios Tabajaras e da comunidade negra do Tourão. As manifestações da cultura popular resistem na comunidade com o reisado do Mestre Ló Virgílio, os poetas populares, e na permanência das suas festividades tradicionais, alimentadas com as novas datas comemorativas do assentamento. Os jovens renovam a tradição com grupos de dança, teatro e criação de uma Banda de Lata. Nesse contexto, o ponto fortalece o movimento cultural, comunitário e artístico de Santana, enquanto espaço de identidade e reconhecimento da juventude e de convivência e troca de saberes entre as várias gerações. O Ponto de cultura envolve uma série de atividades artísticas e de comunicação. Temos constituído o Espaço Coletivo Casa de Arte, Comunicação e Cultura de Santana; formação nas áreas da dança, teatro e da música; ampliação da Rádio-escola (Rádio Cultura de Santana), com a gravação do CD da Banda de Lata; desenvolvimento de atividades de geração de renda, através do CRID; implantação de um Núcleo de Audiovisual; fortalecimento dos grupos de cultura popular da comunidade. Temos como resultados uma ação cultural mais estruturada, aperfeiçoando a produção estética da comunidade, gerando novos aprendizados e o compartilhamento dessa experiência com outros grupos do campo e da cidade, o fortalecimento da cultura tradicional e do movimento da juventude que deseja permanecer no campo, ampliando suas oportunidades de geração de renda, e o acesso às políticas públicas de cultura, esporte e lazer.

Contatos: (88) 3691-2488

Grupos Artísticos de Cultura

Reisado de Santana

 

O Grupo de Reisado de Santana é articulado dentro da história do Assentamento Santana. Os Mestres Antônio dos Santos Nascimento e Lourenço Virgínio Nascimento, que estão a frente da brincadeira, têm mais 50 anos de experiência com a cultura do Reisado. Na comunidade, gera-se necessidade de resgatar e dar continuidade à cultura do povo, pois tem-se por verdade que um povo sem cultura é um povo sem história, sem vida, sem raízes. Ao longo de sua trajetória, realizou várias apresentações na região, levando a alegria para as crianças, jovens e adultos da comunidade, do município e dos municípios vizinhos. É importante destacar que janeiro é o mês em que o Grupo se apresenta com maior intensidade, isto porque neste mês comemora-se o dia dos Reis Magos, e através da devoção por Santo Reis o povo acredita encontrar as soluções para alguns problemas de sua vida. As pessoas mais religiosas fazem promessas para o Santo, e se a graça é alcançada o devoto tem a obrigação de levar a brincadeira do Reisado para o terreiro de sua casa, sendo esta a forma de pagar a promessa para o Santo. 

Repertório: Cantigas do rural caracterizada como música própria de Reisado.

PDFs

 Portifólio Assentamento Santana 

Pdf

Feito com ❤️ pela NINJA Hacker Space, Design Ativista e Rede Livre